Translate

13/07/2024

Eleição e Predestinação





A Doutrina da Eleição e Predestinação dos Salvos na perspectiva Arminiana

Texto:
João 3:16: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

Tema:
A Eleição e Predestinação à Luz da Graça e Livre Arbítrio Introdução:

A doutrina da eleição e predestinação é debatida e interpretada de diferentes maneiras nas tradições teológicas. Na perspectiva Arminiana, enfatizamos a graça de Deus acessível a todos e o livre arbítrio do ser humano. Hoje, vamos explorar essas verdades à luz das Escrituras.

1. A Amplitude do Amor de Deus • 1 Timóteo 2:3-4: "Porque isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade." • 2 Pedro 3:9: "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se." • Apocalipse 22:17: "E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida." Explicação: A amplitude do amor de Deus é evidente na oferta de salvação a todos. Ele deseja que todos os homens sejam salvos, aguardando pacientemente o arrependimento.

2. A Livre Vontade do Homem em Responder à Graça • Josué 24:15: "Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor." • Deuteronômio 30:19: "Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência." • Romanos 10:13: "Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo." Explicação: A perspectiva Arminiana destaca o papel ativo do livre arbítrio humano na resposta à graça de Deus. O homem pode escolher servir ao Senhor e invocar Seu nome para a salvação.

3. A Eleição Condicional à Fé em Cristo • Efésios 1:13: "Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa." • João 6:40: "Porquanto esta é a vontade de meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e crê nele tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia." • Atos 10:43: "A estes dão testemunho todos os profetas de que todos os que nele creem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome." Explicação: A eleição, na perspectiva Arminiana, é condicional à fé em Cristo. A escolha divina está relacionada à resposta humana de crer no Evangelho e aceitar a salvação. 
Conclusão: Na perspectiva Arminiana, enfatizamos a graça de Deus acessível a todos e o livre arbítrio d
o ser humano. A ampla oferta de salvação, a livre vontade do homem em escolher servir ao Senhor e a eleição condicional à fé em Cristo são aspectos centrais dessa doutrina. Que possamos apreciar a graça abundante de Deus e responder com fé e gratidão ao Seu convite de salvação.

Amém!

Nenhum comentário: