Translate

04/07/2024

3 Tipos de Dispensacionalismo


É PRECISO DIZER, TAMBÉM, QUE HÁ PELO MENOS TRÊS TIPOS DE DISPENSACIONALISMO, COM MARCANTES DIFERENÇAS ENTRE SI


ULTRA-DISPENSACIONALISMO

Oswald T. Allis
Oswald T. Allis
Há o que Oswald T. Allis chama de ultra-dispensacionalismo, desenvolvido por E. W. Bullinger (1837-1913), que faz distinção entre a “Igreja Apostólica Pentecostal” do livro de Atos e a “Igreja-Mistério Paulina”, das Epístolas da Prisão, que ele chama de “igreja corpo” e “igreja noiva”, respectivamente. Bullinger ainda faz distinção entre essas duas igrejas e a de Mateus 16, que Jesus chamou de “minha igreja” e que, segundo ele, será uma igreja judaica remanescente no futuro. O ultra-dispensacionalismo é, segundo Allis, o método levado ao extremo ou às suas últimas conseqüências. Os outros dois tipos são os que Grover E. Gunn, III chama de clássico e de neo-dispensacionalismo.


DISPENSACIONALISMO CLÁSSICO
 C. I. Scofield
O dispensacionalismo clássico é o representado por
C. I. Scofield e por Lewis S. Chafer, fundador do Seminário de Dallas, e segundo o qual o plano de Deus para com Israel é puramente terreno e para com a Igreja, celestial; há dois modos de salvação (obras no VT e fé no NT) e, segundo Chafer, dois Novos Pactos. Este foi o tipo de dispensacionalismo que prevaleceu desde o século passado até meados deste (1800 a 1950)

Permita Anuncios

NEO-DISPENSACIONALISMO
Charles C. Ryrie

neo-dispensacionalismo é o agora defendido por homens como Charles C. Ryrie, John F. Walvoord e J.Dwight Pentecost, segundo o qual Israel e a Igreja se ajuntarão após o milênio; há um só modo de salvação em ambos os Testamentos (fé) e um só Pacto. É a linha atual do Seminário de Dallas.
Neste trabalho apresentaremos apenas alguns dos pontos básicos em que o sistema dispensacionalista, de um modo geral e mais particularmente o que aqui chamamos de clássico, difere da teologia que chamamos de “reformada” e que entendemos ser a correta interpretação da Palavra de Deus. As questões menores serão deixadas de lado por serem numerosas e de importância secundária.

Nenhum comentário: