06/07/2024
O DEUS DA BÍBLIA
CRISTO, O MEDIADOR (SUA PESSOA)
04/07/2024
3 Tipos de Dispensacionalismo
É PRECISO DIZER, TAMBÉM, QUE HÁ PELO MENOS TRÊS TIPOS DE DISPENSACIONALISMO, COM MARCANTES DIFERENÇAS ENTRE SI
Oswald T. Allis |
C. I. Scofield |
C. I. Scofield e por Lewis S. Chafer, fundador do Seminário de Dallas, e segundo o qual o plano de Deus para com Israel é puramente terreno e para com a Igreja, celestial; há dois modos de salvação (obras no VT e fé no NT) e, segundo Chafer, dois Novos Pactos. Este foi o tipo de dispensacionalismo que prevaleceu desde o século passado até meados deste (1800 a 1950)
Charles C. Ryrie |
Neste trabalho apresentaremos apenas alguns dos pontos básicos em que o sistema dispensacionalista, de um modo geral e mais particularmente o que aqui chamamos de clássico, difere da teologia que chamamos de “reformada” e que entendemos ser a correta interpretação da Palavra de Deus. As questões menores serão deixadas de lado por serem numerosas e de importância secundária.
03/07/2024
A Defesa do Pré -Tribulacionismo
Pré -Tribulacionismo
O
arrebatamento da Igreja é iminente, e vai acontecer antes da Tribulação: 1Ts 4.16
A Defesa do Pré -Tribulacionismo
•João
14:1-3 ensina que, quando Cristo voltar
nos levará para a casa do Pai.
•I Cor.
1:4-7; 15:51-52; 16:22; Fl. 3:20; 4:5; I Ts. 1:10; II Ts. 3:10-12; Tito 2:13;
Tiago 5:7-9; I João 2:25; Ap. 3:11; 22:7,12,20.
Essas passagens indicam que o arrebatamento da Igreja será iminente.
•No arrebatamento os salvos serão levados para casa do
pai, mas na revelação os não salvos serão levados para serem julgamento. Então só os salvos irão entrar no
milênio. O milênio terá pessoas com
corpos físicos; é preciso um intervalo entre o arrebatamento e o milênio.
•As escrituras ensinam que os salvos serão
julgados e premiados com coroas. Ap.
4:10 relata os 24 anciãos entregando coroas aos pés de Jesus, durante a
tribulação.
•I Ts. 1:10 -Paulo ensina que devemos aguardar
dos céus o Filho. Isso ensina a iminência,
e que o Filho irá livrar a Igreja da ira vindoura.
•I Ts. 5:1-11
versos 1-3 ensinam que os nãos salvos passarão uma “repentina destruição”. Mas os versos 4-11 dizem que os salvos não
são destinados para a ira.
II Ts. 2:1-7
•v.1 -esta passagem fala sobre o arrebatamento
•v.2 - A Igreja pensava que já havia
acontecido o “dia do Senhor”, pelo contexto interpretamos como a tribulação e o
reino do Anticristo.
•O Dia do Senhor aguarda a revelação do Anticristo
•A revelação do Anti-cristo aguarda o
afastamento daquele que o detém.
•É lógico
pensar que aquilo que o detém seja o trabalho do Espírito Santo através da
Igreja e que o afastamento seja o arrebatamento.
Conclusão:
A aliança de Deus com Abraão é incondicional, porém não foi cumprida no passado e não foi perdida devido a desobediência. Concluímos, então, que a promessa será cumprida na sua totalidade no futuro.
02/07/2024
Doutrina do Homem
01/07/2024
Revelação dos Últimos dias para o fim e as 70 semana de Daniel
NA TESE
PRÉ-TRIBULACIONISTA
Pós-Tribulacionismo
Mid-Tribulacionismo
O Arrebatamento Parcial
O Arrebatamento da Igreja
O Cumprimento das Setenta Semanas
Existe um Intervalo Entre a 69°Semana e a 70°Semana
69 Semanas Cumpridas
Seis Propósitos de Deus na setenta Semanas de Daniel. 9:24
•Setenta semanas significam 490 anos.
A palavra traduzida semanas é “shabua” que significa sete
mas não precisa ser sete dias.
•Em Lev. 25:3,4, Israel foi instruído que a cada sete
(“shabua”) anos eles deveriam deixar a terra descansar. Então a cultura apoia
shabua de anos.
•Jer. 25:11-12; 29:10 indicam que o cativeiro na Babilônia
duraria 70 anos, porque por 490 anos eles deixaram de dar o descanso para a
terra, então essa visão é dada para falar dos próximos 490 anos. Então o
contexto apoia anos.
•A lógica e o conteúdo da profecia exigem que a profecia
seja de 490 anos e não apenas de 490 dias. Uma profecia de 490 dias não seria
tão significante para Deus mandar um anjo como Gabriel dar a mensagem. Seria
necessário reconstruir a cidade toda em 7 semanas, o messias vier, morrer, e a
cidade ser destruída de novo, tudo durante um ano quatro meses.
As Setenta Semanas de Daniel
•Um ano profético é 360 dias.
•O calendário Judaico usava 12 meses de 30 dias e, para
recuperar o tempo de vez em quando, eles acrescentavam um 13°mês.
•O dilúvio começou dia 17 do 2°mês (Gn. 7:11) e terminou dia
17 do 7°mês (Gn. 8:4). A duração do dilúvio foi de 150 dias (Gn. 7:24, 8:3)
dando cinco meses de 30 dias cada.
•Ap. 11:2-3; 12:6; 13:5 falam sobre três anos e meio de tribulação como 42 meses ou 1.260 dias (42 x 30 = 1.260) 8
Seis Propósitos de Deus Dan. 9:24
•Cessar a transgressão -Terminar apostasia de Israel
•Dar fim ao pecados - Purificação dos pecados
•Expiar a iniqüidade - Salvação na cruz de Cristo
•Trazer justiça - Reino Justo
•Selar a visão e a profecia - Cumprir as Alianças
•Ungir o Santo dos Santos - Inaugurar o templo no milênio.
69 Semanas Cumpridas
•Dan. 9:25 -As 69 semanas iniciam com a ordem para restaurar
e edificar Jerusalém.
•Neemias 1:1-4; 2:1-8 dizem que a ordem foi dada no mês de
Nisã. Presumimos que seja dia 1°do mês, no vigésimo ano do Rei.
•As 69 semanas começaram dia 14 de Março 445 a.C.
•Os primeiros 7 anos terminaram com a construção da cidade.
•As 69 semanas terminaram com a unção do príncipe.69 semanas
x 7 = 483 anos x 360 dias -173.880 dias.Começando com 14 de Março, 445, e
contando 173.880 dias nos leva até dia 6 de Abril do ano 32 a.D
•Sr. Robert Anderson calcula que esta data foi a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.
Existe um Intervalo Entre a 69°Semana e a 70°Semana
•O texto indica que entre a 69°e a 70°semana Cristo iria
morrer (32 a.D) e Jerusalém destruída (70 d.C).
•Um intervalo acontece em outras profecias. Is. 9:6 Ha um
intervalo de pelo menos 2,000 anos entre o nascimento de uma virgem e ter o
governo sobre os seus ombros.
•Em Daniel 9:27, ele menciona a abominação no meio da última
semana. Todas as outras profecias sobre esta abominação especialmente Mt. 24:15
coloca este evento no final dos tempos.
•Este intervalo é o tempo da Igreja em que nós estamos
vivendo hoje.
•O propósito do v. 24 não foi cumprido na história até hoje, então os 490 anos não terminaram até agora.
O Cumprimento das Setenta Semanas
•As setenta semanas, começam quando o príncipe do povo que
destruiu Jerusalém, um rei Romano, Anticristo, assina uma aliança com Israel.
•A aliança entre o Anticristo e Israel é o que inicia o
período de tempo que chamamos de tribulação.
•Depois de três anos e meio, o Anticristo irá quebrar a
aliança e profanará o templo, isso inicia o que chamamos a grande tribulação.
•A destruição do Anticristo já foi determinada, e depois de
sete anos o Anticristo vai ser destruído por Cristo.
•Depois que as 70 semanas se completarem, Deus irá cumprir os propósitos mencionados no v. 24 com a nação de Israel.
O Arrebatamento da Igreja
Arrebatamento e um termo teológico que vem do latim “rapto”
que significa levar depressa.
Comparação Entre Arrebatamento e Aparecimento Glorioso
1. Arrebatamento
•Cristo vem para os santos: 1 Tessalonicenses 4:16-17
•Cristo vem até o ar 1 Tessalonicenses 1.10
•Acontece antes da Tribulação: Apocalipse 3.10
2. Aparecimento Glorioso
•Cristo vem com os santos: Mateus 16.27
•Cristo vem até a terra: Zacaria 14.4-9
•Acontece Depois da Tribulação: Apocalipse 19.11-21
O Arrebatamento Parcial
Só os crentes espirituais serão arrebatados antes da tribulação. Os demais serão arrebatados em tempos diferentes durante a tribulação 10
Falhas do O Arrebatamento Parcial
•É baseado num sistema de boas obras para ser arrebatado e
não na nossa posição em Cristo. Nós somos aceitos por Deus não por obras, mas
em Cristo. Ef. 1:6
•Negligência à união da igreja. I Cor. 12:12-13
•I Cor. 15:52 diz que nós todosseremos transformados.
Mid -Tribulacionismo
A Igreja vai ser arrebatada depois de três anos e meio da tribulação
Falhas do Mid-Tribulacionismo
•Nega a iminência do arrebatamento.
•Implica que a Igreja sofre para ser purificada, então o
sofrimento de Jesus não foi suficiente.
Pós-Tribulacionismo
O arrebatamento da Igreja acontecerá depois da tribulação. A Igreja terá que passar pela tribulação toda
Falhas do Pós-Tribulacionismo
•No ensinamento do pós-tribulacionismo a Igreja será
protegida durante a tribulação, mas Ap. 6:9-11 deixa claro que os santos na
tribulação serão perseguidos. Ap. 3:10 diz “Eu guardarei da hora”, e
não na hora.
•Nega a iminência
do arrebatamento.
•Confunde Israel com a Igreja (de propósito).
•O propósito da tribulação é julgar o mundo pecaminoso. Ap.
3:10
•Não haveria pessoas para povoar o milênio com corpos
físicos. Se todos os salvos fossem arrebatados e glorificados, e os não salvos
julgados (Mt. 13:37-43, 47-50; 24:40; 25:1-12).
•Não haveria tempo para o julgamento dos crentes mencionado em II Cor. 5:10,I Cor. 3:12-15. 11
Pré-Tribulacionismo
O arrebatamento da Igreja é iminente, e vai acontecer antes da Tribulação
A Defesa do Pré -Tribulacionismo
•João 14:1-3 ensina que, quando Cristo voltar nos levará
para a casa do Pai.
•I Cor. 1:4-7; 15:51-52; 16:22; Fl. 3:20; 4:5; I Ts. 1:10;
II Ts. 3:10-12; Tito 2:13; Tiago 5:7-9; I João 2:25; Ap. 3:11; 22:7,12,20.
Essas passagens indicam que o arrebatamento da Igreja será iminente.
•No arrebatamento os salvos serão levados para casa do pai,
mas na revelação os não salvos serão levados para serem julgamento. Então só os
salvos irão entrar no milênio. O milênio terá pessoas com corpos físicos; é
preciso um intervalo entre o arrebatamento e o milênio.
•As escrituras ensinam que os salvos serão julgados e
premiados com coroas. Ap. 4:10 relata os 24 anciãos entregando coroas aos pés
de Jesus, durante a tribulação.
•I Ts. 1:10 -Paulo ensina que devemos aguardar dos céus o
Filho. Isso ensina a iminência, e que o Filho irá livrar a Igreja da ira
vindoura.
•I Ts. 5:1-11 versos 1-3 ensinam que os nãos salvos passarão
uma “repentina destruição”. Mas os versos 4-11 dizem que os salvos não são
destinados para a ira. II Ts. 2:1-7
•v.1 -esta passagem fala sobre o arrebatamento
•v.2 - A Igreja pensava que já havia acontecido o “dia do
Senhor”, pelo contexto interpretamos como a tribulação e o reino do Anticristo.
•O Dia do Senhor aguarda a revelação do Anticristo
•A revelação do Anti-cristo aguarda o afastamento daquele
que o detém.
•É lógico pensar que aquilo que o detém seja o trabalho do
Espírito Santo através da Igreja e que o afastamento seja o arrebatamento.
Concluão na Tese Pré-Tribulacionista:
A aliança de Deus com Abraão é
incondicional, porém não foi cumprida no passado e não foi perdida devido a
desobediência. Concluímos, então, que a promessa será cumprida na sua
totalidade no futuro
Lei e Graça
A palavra Lei no Original
hb.
Torah; no
gr. Nomos
1= A Finalidade da Lei era revelar o caráter excessível do pecado (Rm 5.20; 7.7; Gl 4.22-28)
2=Revelar a santidade de Deus e sua lei (Lv 20.26; Rm 7.12)
3=Mostrar a
impossibilidade do homem por si mesmo cumprir a mesma (Lei), e assim mostrar a
necessidade de um salvador e Redentor; Isto é, conduzir-nos a Cristo (Gl 3.24)
2-Cristo, pois, é o fim da Lei;
1=Cristo, pois, é o fim da Lei (Rm 10.4; Rm 3.20;)
A lei é
única, todo Pentateuco e o Decálogo chama-se Lei; Portanto há preceitos Morais;
Cerimoniais e Civis; que são códigos
Obs: Código moral: Os Dez mandamentos
Ex: 20.1-17; Dt: 5.6-20
Código da aliança: Ex: 20.22-23.33
Código de Santidade: Lv. 17-26
O Código sacerdotal é o restante do
livro de Levítico Lv. 26-27- e o código Dt: 12-26
O
mal dos Judeus (e dos legalistas modernos), e que tiveram a lei como meio de
salvação.
A lei que os conduzia chegou ao fim da viagem, mas eles permaneceram a bordo.
3-Os fiéis de Deus do Antigo Testamento Foram salvos pela Lei ou pela graça de Deus?
1=Não pela Lei, mas pela Graça (At 15.10,11)
2=A Lei é baseada em obras (Rm 10.5; Gl 3.10;b)
3=A Graça é baseada na fé (Ef 2.8) ver. (At 13.39; Gl 3.12)
4=Em suma a lei diz “Fazei e vivei” (Lv 18.5)
5=A Graça diz “Crede e vivei” (Jo 6.47; Rm 1.17b)
4-JESUS veio cumprir a LEI
1=“No sentido de cumprir seu tipos, profecia, promessas, e, completá-la”.(Mt 5.17)
2=Eu porém vos digo...Como cidadão judeu e exemplar, Ele observou todos os preceitos da Lei, é claro. (Mt 5.22,28,32,39,44)
3=Embora o
mandamento fosse santo e bom,
era inadequado, porque não conseguia trazer vida, nem força moral (Rm 3.21; Hb 7.18,19)
5-Os Preceitos moral da LEI é eterna
1=Os
Precitos pactual entre Deus e Israel, era transitória, pois além de ter sido
quebrado por Israel (Jr 31.32)
2=Foi
abolida por Cristo no calvário (Ef 2.15; Cl 2.14-17)
6-O Propósito da Graça
1=Manifesta
salvação a todos os homens (Tt 2.11-13)
2=A lei
condena o melhor homem (Lu 23.4, 14,15,41)
3=A Graça
salva o pior homem (Lc 23.43; 1Tm 1.12-15)
4=A Lei não
pode aperfeiçoar coisa alguma (Hb 7.19)
5=Jesus por
sua Graça, sim (Cl 2.10)