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06/07/2024

O DEUS DA BÍBLIA


O Deus da Bíblia é pessoal.
Efésios 1.4
Observe aqui que Deus tem um plano, que ele pensa.
Gênesis 1.1
Deus não pensa apenas. Ele age.
João 3.16
Deus não somente pensa e age, ele sente. O amor é uma emoção. Dessa forma, o Deus
que existe é pessoal. Ele pensa, age e sente, três marcas distintivas de personalidade.
Ele não é uma força impessoal, nem o tudo que inclui todas as coisas. Ele é pessoal.
Quando fala conosco, ele diz “eu”, e podemos lhe responder “tu”.
Deuteronômio 6.4
O Antigo Testamento ensina que há só um Deus.
Tiago 2.19



O Novo Testamento também ensina que há só um Deus.
No entanto, a Bíblia também ensina que esse Deus único existe em três pessoas
distintas.
Gênesis 1.26
“Façamos”. Aqui é demonstrado que há mais de uma pessoa na Deidade.
Gênesis 11.7
Aqui novamente há uma ênfase sobre a existência de mais de uma pessoa na Deidade.
Neste versículo, como em 1.26, as pessoas da Trindade estão em comunicação entre si.
Isaías 6.8
Novamente se vê a existência de mais de uma pessoa na Deidade.
Mateus 3.16, 17
Cada uma das três pessoas aparece com clareza aqui. Leia também Mateus 28.19; João
15.26 e 1 Pedro 1.2.
Mateus 9.2-7
Jesus Cristo reivindica o poder de perdoar pecados como direito natural, demonstrando
assim que ele alega ser Deus.
Mateus 18.20
Jesus afirmou estar em todos os lugares ao mesmo tempo, outra reivindicação da
divindade.
Mateus 28.20
Jesus se encontra em todo o espaço, e também está em todo o tempo.
João 5.22
Jesus Cristo é o Juiz de toda a humanidade. Só Deus pode fazer isso.
João 8.58
Jesus alegou existir antes do tempo de Abraão. Abraão viveu por volta do ano
2000 a.C.
João 17.5, 24
Jesus disse que ele vivia com o Pai e que o Pai o amava antes da criação do mundo.
2 Coríntios 5.10
Aqui mais uma vez somos informados de que Jesus julgará o mundo.
João 1.1-3
Os versículos afirmam que a pessoa chamada “o Verbo” [ou “a Palavra”] é Deus e fez
todas as coisas. Os versículos 14 e 15 desse mesmo capítulo mostram que “o Verbo”
[ou “a Palavra”] é Jesus Cristo.
João 20.28
Tomé afirma que Jesus é Deus.
Assim, a segunda pessoa da Trindade não é apenas distinta da primeira pessoa, mas
é igualmente Deus.
Lucas 12.10, 12
Pensemos agora sobre a terceira pessoa da Trindade. Os dois versículos mostram que
ele é Deus e uma pessoa tanto quanto a primeira e segunda pessoa da Deidade.
João 15.26
Novamente se diz que o Espírito faz algo que só uma pessoa pode fazer.
João 16.7-14


O Espírito, ou Consolador, é distinto da segunda pessoa e faz coisas que só uma pessoa
pode fazer.
O Espírito é “uma pessoa”, não “um objeto”.
Atos 8.29
Só uma pessoa pode falar.
Atos 13.2; 15.28; 16.6, 7
O Espírito Santo é uma pessoa.
Efésios 4.30
As passagens acima mostram que o Espírito Santo pensa e age; este versículo mostra
que ele também sente.
2 Pedro 1.21
O Espírito Santo é a pessoa da Trindade que nos deu a Bíblia.
É central e importante para a fé cristã ter a mente esclarecidas a respeito dos
atos concernentes à Trindade.
Gênesis 1.26; João 17.24
Comunicação e amor existiam entre as pessoas da Trindade antes da criação.
2 Coríntios 13.14
A obra de cada uma das pessoas é importante para nós. Jesus morreu para nos salvar, o
Pai nos atrai a si mesmo e nos ama, e o Espírito Santo habita conosco.
Romanos 8.11, 14, 26, 27
O Espírito Santo é uma pessoa, e ele habita no cristão, o conduz e ora por ele quando o
cristão não sabe o que orar sobre si mesmo.


Glórias seja dado a Deus!




CRISTO, O MEDIADOR (SUA PESSOA)


1 Timóteo 2.5
Repare que esse versículo diz existir um só mediador entre Deus e o homem. Esse
mediador é o homem Cristo Jesus. Não há vários mediadores possíveis; Jesus Cristo é
o único. Ele é o único intercessor possível entre Deus, o Pai, e o homem.

(1) Em primeiro lugar, vamos analisar algumas de nossas observações do estudo
anterior, “O Deus da Bíblia”.
Você se lembra de termos visto a Bíblia ensinar que
Jesus Cristo é Deus, tão Deus quanto o é Deus, o Pai. Vimos que a segunda pessoa da
Trindade era Deus antes de nascer de Maria; era Deus enquanto se encontrava na
terra; e é Deus agora. Também vimos que a segunda pessoa da Trindade é distinta da
primeira pessoa da Trindade, o Pai, e da terceira pessoa da Trindade, o Espírito
Santo.


(2) A Bíblia também ensina que Jesus Cristo é verdadeiramente homem.
Em nossos dias, a maior parte das heresias nega a verdadeira divindade de Cristo, mas na
igreja primitiva a heresia mais comum era a negação da verdadeira humanidade de
Jesus. Devemos nos lembrar de que do ponto de vista de Deus, é muito mais
maravilhoso que a segunda pessoa da Trindade se torne homem que o fato de ela ser
Deus. Jesus é Deus desde a eternidade; ele se tornou homem ao nascer.
Mateus 4.2
Cristo teve fome.
Mateus 8.24
Ele dormiu.
Mateus 26.38
Jesus Cristo tinha alma e corpo.
Lucas 1.32


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De acordo com a natureza humana, Cristo descendia de uma família humana.
Lucas 2.40, 52
Ele cresceu em sentido físico e mental.
Lucas 22.44
Cristo sofreu angústia.
Lucas 23.46
Ele morreu.
Lucas 24.39
Depois da ressurreição, ele ainda tinha um corpo de verdade.
João 11.33, 35
Jesus chorou.
João 19.28
Cristo sofreu sede.
João 19.34
Havia sangue em suas veias.
Romanos 5.15
Adão era um homem, e Cristo foi um homem.
Gálatas 4.4
Esse versículo nos diz que Deus, o Pai, enviou seu Filho, e que ele, o Filho, nasceu de
uma mulher — como todos nós nascemos.
1 Timóteo 3.16
Esse versículo nos diz que Deus revelou a si mesmo em carne.
Quando os homens olhavam para Jesus Cristo, viam uma só pessoa, mas ele possuía
duas naturezas. Ele é verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem.
Hebreus 2.14, 18
Deus se tornou homem para se transformar em nosso mediador.
Hebreus 4.15
Nosso mediador sabe como nós nos sentimos, até mesmo quando somos tentados.
1 João 4.1, 2
A Bíblia diz ser de extrema importância crer na pré-existência de Jesus e que ele, em
um ponto da história, veio como homem. Nessa passagem, somos informados de que
esse ponto é o teste para professores de religião, espíritos e sistemas. Se eles não
ensinarem a pré-existência de Jesus, e que ele se tornou um homem de verdade, não são
cristãos.


(3) Como o Filho único de Deus se tornou homem?
Isaías 7.14 Setecentos anos antes do nascimento de Jesus, foi profetizado que ele nasceria de uma
virgem. Veja Mateus 1.23. A palavra grega usada em Mateus significa apenas “virgem”
no sentido normal do vocábulo.
Gálatas 4.4
Repare na afirmação de Paulo: "Cristo nasceu de uma mulher". Nesse importante
versículo que lida com a encarnação, não se menciona nenhum pai, e esse não era
costume judaico se ele tivesse pai humano.
Gênesis 3.15
Na primeira promessa sobre o Salvador vindouro, menciona-se a semente da mulher.
Mas não há menção ao pai.
Lucas 1.27-38
É interessante o fato de Lucas ser médico, e de ele apresentar mais detalhes a respeito
do nascimento virginal de Cristo. Repare no versículo 34.
Mateus 1.18-25
José seria a pessoa que teria mais a perder se Jesus não tivesse nascido de uma virgem.
No entanto, ele estava convencido de que Maria não lhe fora infiel, de que a criança
não tinha pai humano, e de que apenas Deus era o pai da criança. O fato de José ter se
convencido, depois da suspeição inicial em relação a Maria, é um forte testemunho a
favor do nascimento virginal.
Assim, a respeito da pessoa de Cristo, o mediador: ele sempre foi Deus. Desde o
momento em que Maria o trouxe ao mundo no nascimento virginal, na encarnação,
ele é uma pessoa com duas naturezas: verdadeiramente Deus e homem para sempre.
Essa é a identidade do nosso mediador. 

Não existe outro!

04/07/2024

3 Tipos de Dispensacionalismo


É PRECISO DIZER, TAMBÉM, QUE HÁ PELO MENOS TRÊS TIPOS DE DISPENSACIONALISMO, COM MARCANTES DIFERENÇAS ENTRE SI


ULTRA-DISPENSACIONALISMO

Oswald T. Allis
Oswald T. Allis
Há o que Oswald T. Allis chama de ultra-dispensacionalismo, desenvolvido por E. W. Bullinger (1837-1913), que faz distinção entre a “Igreja Apostólica Pentecostal” do livro de Atos e a “Igreja-Mistério Paulina”, das Epístolas da Prisão, que ele chama de “igreja corpo” e “igreja noiva”, respectivamente. Bullinger ainda faz distinção entre essas duas igrejas e a de Mateus 16, que Jesus chamou de “minha igreja” e que, segundo ele, será uma igreja judaica remanescente no futuro. O ultra-dispensacionalismo é, segundo Allis, o método levado ao extremo ou às suas últimas conseqüências. Os outros dois tipos são os que Grover E. Gunn, III chama de clássico e de neo-dispensacionalismo.


DISPENSACIONALISMO CLÁSSICO
 C. I. Scofield
O dispensacionalismo clássico é o representado por
C. I. Scofield e por Lewis S. Chafer, fundador do Seminário de Dallas, e segundo o qual o plano de Deus para com Israel é puramente terreno e para com a Igreja, celestial; há dois modos de salvação (obras no VT e fé no NT) e, segundo Chafer, dois Novos Pactos. Este foi o tipo de dispensacionalismo que prevaleceu desde o século passado até meados deste (1800 a 1950)

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NEO-DISPENSACIONALISMO
Charles C. Ryrie

neo-dispensacionalismo é o agora defendido por homens como Charles C. Ryrie, John F. Walvoord e J.Dwight Pentecost, segundo o qual Israel e a Igreja se ajuntarão após o milênio; há um só modo de salvação em ambos os Testamentos (fé) e um só Pacto. É a linha atual do Seminário de Dallas.
Neste trabalho apresentaremos apenas alguns dos pontos básicos em que o sistema dispensacionalista, de um modo geral e mais particularmente o que aqui chamamos de clássico, difere da teologia que chamamos de “reformada” e que entendemos ser a correta interpretação da Palavra de Deus. As questões menores serão deixadas de lado por serem numerosas e de importância secundária.

03/07/2024

A Defesa do Pré -Tribulacionismo

Pré -Tribulacionismo

O arrebatamento da Igreja é iminente, e vai acontecer antes da Tribulação: 1Ts 4.16


A Defesa do Pré -Tribulacionismo

•João 14:1-3  ensina que, quando Cristo voltar nos levará para a casa do Pai.

•I Cor. 1:4-7; 15:51-52; 16:22; Fl. 3:20; 4:5; I Ts. 1:10; II Ts. 3:10-12; Tito 2:13; Tiago 5:7-9; I João 2:25; Ap. 3:11; 22:7,12,20.  Essas passagens indicam que o arrebatamento da Igreja será iminente.

•No arrebatamento os salvos serão levados para casa do pai, mas na revelação os não salvos serão levados para serem julgamento.  Então só os salvos irão entrar no milênio.  O milênio terá pessoas com corpos físicos; é preciso um intervalo entre o arrebatamento e o milênio.

•As escrituras ensinam que os salvos serão julgados e premiados com coroas.  Ap. 4:10 relata os 24 anciãos entregando coroas aos pés de Jesus, durante a tribulação.

•I Ts. 1:10 -Paulo ensina que devemos aguardar dos céus o Filho.  Isso ensina a iminência, e que o Filho irá livrar a Igreja da ira vindoura.

•I Ts. 5:1-11 versos 1-3 ensinam que os nãos salvos passarão uma “repentina destruição”.  Mas os versos 4-11 dizem que os salvos não são destinados para a ira.

II Ts. 2:1-7

•v.1 -esta passagem fala sobre o arrebatamento

•v.2 - A Igreja pensava que já havia acontecido o “dia do Senhor”, pelo contexto interpretamos como a tribulação e o reino do Anticristo.

•O Dia do Senhor aguarda a revelação do Anticristo

•A revelação do Anti-cristo aguarda o afastamento daquele que o detém.

•É lógico pensar que aquilo que o detém seja o trabalho do Espírito Santo através da Igreja e que o afastamento seja o arrebatamento.

 Conclusão:

A aliança de Deus com Abraão é incondicional, porém não foi cumprida no passado e não foi perdida devido a desobediência.  Concluímos, então, que a promessa será cumprida na sua totalidade no futuro.

02/07/2024

Doutrina do Homem

Texto: Gênesis 1:26-27 " façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. criou deus o homem à sua imagem, à imagem de deus o criou; homem e mulher os criaram." Tema: "A Doutrina do Homem: Conhecendo a Natureza e o Propósito da Criação Humana" 

Introdução: Antes de explorarmos a fundo a doutrina do homem, é crucial compreendermos a importância desse ensinamento bíblico. Através das eras, a humanidade tem buscado respostas para as questões fundamentais sobre sua existência, propósito e destino. A Palavra de Deus nos oferece uma visão clara e profunda sobre a natureza humana. No livro de Gênesis, encontramos a base para nossa compreensão, pois somos moldados à imagem de Deus (Gn 1:26-27). Hoje, mergulhemos nesse estudo vital, buscando discernir quem somos à luz das Escrituras.

1. A Criação do Homem
• Gênesis 1:26-27: "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; (...) Criou Deus, pois, o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criaram."
• Salmo 139:13-14:"Pois possuíste o meu interior; entreteceste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem."
• Jeremias 1:5: "Antes de formar-te no ventre te conheci, e antes de saíres da madre, te consagrei."

Explicação: Deus, ao criar o homem, o fez à Sua própria imagem, dotando-o de singularidade e valor. Cada indivíduo é uma obra maravilhosa do Criador, planejada e conhecida por Ele desde o início. Essa criação divina estabelece um fundamento para a compreensão do valor intrínseco de cada ser humano.

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2. A Queda e a Natureza Pecaminosa
• Gênesis 3:6-7: "Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu; deu também ao marido, e ele comeu com ela. Abriram-se, então, os olhos de ambos, e perceberam que estavam nus."
• Romanos 3:23: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus."
• Romanos 5:12: "Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte; assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram."

Explicação: A entrada do pecado no mundo, narrada em Gênesis, afetou a natureza humana. Todos pecaram, separando-se da glória de Deus. A queda resultou em uma condição pecaminosa que impacta toda a humanidade, gerando a necessidade de redenção e restauração.

3. A Redenção e a Restauração
• João 3:16: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
• Romanos 5:17: "Porque, se pela transgressão de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça e do dom da justiça reinarão em vida por um só, Jesus Cristo."
• 2 Coríntios 5:17: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas."

Explicação: A redenção providenciada por Cristo é a resposta divina à condição pecaminosa do homem. A fé em Jesus oferece a promessa de vida eterna e a transformação completa da natureza humana. Em Cristo, somos reconciliados com Deus, restaurados e renovados para um propósito divino.

Conclusão: A Doutrina do Homem revela a amplitude do amor e da providência divina. De uma criação magnífica à queda trágica e, finalmente, à redenção gloriosa em Cristo, somos guiados a entender nossa
identidade, propósito e destino. Que essa compreensão nos inspire a viver de acordo com o plano divino, buscando continuamente a santificação e a busca do Reino de Deus. Amém.



01/07/2024

Revelação dos Últimos dias para o fim e as 70 semana de Daniel

NA TESE

PRÉ-TRIBULACIONISTA


Pré-Tribulacionismo

Pós-Tribulacionismo

Mid-Tribulacionismo

O Arrebatamento Parcial                                                            

O Arrebatamento da Igreja

O Cumprimento das Setenta Semanas

Existe um Intervalo Entre a 69°Semana e a 70°Semana

69 Semanas Cumpridas

Seis Propósitos de Deus na setenta Semanas de Daniel. 9:24



As Setenta Semanas de Daniel

•Setenta semanas significam 490 anos.

A palavra traduzida semanas é “shabua” que significa sete mas não precisa ser sete dias.

•Em Lev. 25:3,4, Israel foi instruído que a cada sete (“shabua”) anos eles deveriam deixar a terra descansar. Então a cultura apoia shabua de anos.

•Jer. 25:11-12; 29:10 indicam que o cativeiro na Babilônia duraria 70 anos, porque por 490 anos eles deixaram de dar o descanso para a terra, então essa visão é dada para falar dos próximos 490 anos. Então o contexto apoia anos.

•A lógica e o conteúdo da profecia exigem que a profecia seja de 490 anos e não apenas de 490 dias. Uma profecia de 490 dias não seria tão significante para Deus mandar um anjo como Gabriel dar a mensagem. Seria necessário reconstruir a cidade toda em 7 semanas, o messias vier, morrer, e a cidade ser destruída de novo, tudo durante um ano quatro meses.


As Setenta Semanas de Daniel

•Um ano profético é 360 dias.

•O calendário Judaico usava 12 meses de 30 dias e, para recuperar o tempo de vez em quando, eles acrescentavam um 13°mês.

•O dilúvio começou dia 17 do 2°mês (Gn. 7:11) e terminou dia 17 do 7°mês (Gn. 8:4). A duração do dilúvio foi de 150 dias (Gn. 7:24, 8:3) dando cinco meses de 30 dias cada.

•Ap. 11:2-3; 12:6; 13:5 falam sobre três anos e meio de tribulação como 42 meses ou 1.260 dias (42 x 30 = 1.260) 8

Seis Propósitos de Deus Dan. 9:24

•Cessar a transgressão -Terminar apostasia de Israel

•Dar fim ao pecados - Purificação dos pecados

•Expiar a iniqüidade - Salvação na cruz de Cristo

•Trazer justiça - Reino Justo

•Selar a visão e a profecia - Cumprir as Alianças

•Ungir o Santo dos Santos - Inaugurar o templo no milênio.

69 Semanas Cumpridas

•Dan. 9:25 -As 69 semanas iniciam com a ordem para restaurar e edificar Jerusalém.

•Neemias 1:1-4; 2:1-8 dizem que a ordem foi dada no mês de Nisã. Presumimos que seja dia 1°do mês, no vigésimo ano do Rei.

•As 69 semanas começaram dia 14 de Março 445 a.C.

•Os primeiros 7 anos terminaram com a construção da cidade.

•As 69 semanas terminaram com a unção do príncipe.69 semanas x 7 = 483 anos x 360 dias -173.880 dias.Começando com 14 de Março, 445, e contando 173.880 dias nos leva até dia 6 de Abril do ano 32 a.D

•Sr. Robert Anderson calcula que esta data foi a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.


Existe um Intervalo Entre a 69°Semana e a 70°Semana

•O texto indica que entre a 69°e a 70°semana Cristo iria morrer (32 a.D) e Jerusalém destruída (70 d.C).

•Um intervalo acontece em outras profecias. Is. 9:6 Ha um intervalo de pelo menos 2,000 anos entre o nascimento de uma virgem e ter o governo sobre os seus ombros.

•Em Daniel 9:27, ele menciona a abominação no meio da última semana. Todas as outras profecias sobre esta abominação especialmente Mt. 24:15 coloca este evento no final dos tempos.

•Este intervalo é o tempo da Igreja em que nós estamos vivendo hoje.

•O propósito do v. 24 não foi cumprido na história até hoje, então os 490 anos não terminaram até agora.

O Cumprimento das Setenta Semanas

•As setenta semanas, começam quando o príncipe do povo que destruiu Jerusalém, um rei Romano, Anticristo, assina uma aliança com Israel.

•A aliança entre o Anticristo e Israel é o que inicia o período de tempo que chamamos de tribulação.

•Depois de três anos e meio, o Anticristo irá quebrar a aliança e profanará o templo, isso inicia o que chamamos a grande tribulação.

•A destruição do Anticristo já foi determinada, e depois de sete anos o Anticristo vai ser destruído por Cristo.

•Depois que as 70 semanas se completarem, Deus irá cumprir os propósitos mencionados no v. 24 com a nação de Israel.


O Arrebatamento da Igreja

Arrebatamento e um termo teológico que vem do latim “rapto” que significa levar depressa.

Comparação Entre Arrebatamento e Aparecimento Glorioso

1. Arrebatamento

•Cristo vem para os santos: 1 Tessalonicenses 4:16-17

•Cristo vem até o ar 1 Tessalonicenses 1.10

•Acontece antes da Tribulação: Apocalipse 3.10

2. Aparecimento Glorioso

•Cristo vem com os santos: Mateus 16.27

•Cristo vem até a terra: Zacaria 14.4-9

•Acontece Depois da Tribulação: Apocalipse 19.11-21

O Arrebatamento Parcial

Só os crentes espirituais serão arrebatados antes da tribulação. Os demais serão arrebatados em tempos diferentes durante a tribulação 10

Falhas do O Arrebatamento Parcial

•É baseado num sistema de boas obras para ser arrebatado e não na nossa posição em Cristo. Nós somos aceitos por Deus não por obras, mas em Cristo. Ef. 1:6

•Negligência à união da igreja. I Cor. 12:12-13

•I Cor. 15:52 diz que nós todosseremos transformados.

Mid -Tribulacionismo

A Igreja vai ser arrebatada depois de três anos e meio da tribulação

Falhas do Mid-Tribulacionismo

•Nega a iminência do arrebatamento.

•Implica que a Igreja sofre para ser purificada, então o sofrimento de Jesus não foi suficiente.

Pós-Tribulacionismo

O arrebatamento da Igreja acontecerá depois da tribulação. A Igreja terá que passar pela tribulação toda

Falhas do Pós-Tribulacionismo

•No ensinamento do pós-tribulacionismo a Igreja será protegida durante a tribulação, mas Ap. 6:9-11 deixa claro que os santos na tribulação serão perseguidos. Ap. 3:10 diz “Eu guardarei da hora”, e não na hora.

•Nega a iminência do arrebatamento.

•Confunde Israel com a Igreja (de propósito).

•O propósito da tribulação é julgar o mundo pecaminoso. Ap. 3:10

•Não haveria pessoas para povoar o milênio com corpos físicos. Se todos os salvos fossem arrebatados e glorificados, e os não salvos julgados (Mt. 13:37-43, 47-50; 24:40; 25:1-12).

•Não haveria tempo para o julgamento dos crentes mencionado em II Cor. 5:10,I Cor. 3:12-15. 11

Pré-Tribulacionismo

O arrebatamento da Igreja é iminente, e vai acontecer antes da Tribulação

A Defesa do Pré -Tribulacionismo


•João 14:1-3 ensina que, quando Cristo voltar nos levará para a casa do Pai.

•I Cor. 1:4-7; 15:51-52; 16:22; Fl. 3:20; 4:5; I Ts. 1:10; II Ts. 3:10-12; Tito 2:13; Tiago 5:7-9; I João 2:25; Ap. 3:11; 22:7,12,20. Essas passagens indicam que o arrebatamento da Igreja será iminente.

•No arrebatamento os salvos serão levados para casa do pai, mas na revelação os não salvos serão levados para serem julgamento. Então só os salvos irão entrar no milênio. O milênio terá pessoas com corpos físicos; é preciso um intervalo entre o arrebatamento e o milênio.

•As escrituras ensinam que os salvos serão julgados e premiados com coroas. Ap. 4:10 relata os 24 anciãos entregando coroas aos pés de Jesus, durante a tribulação.

•I Ts. 1:10 -Paulo ensina que devemos aguardar dos céus o Filho. Isso ensina a iminência, e que o Filho irá livrar a Igreja da ira vindoura.

•I Ts. 5:1-11 versos 1-3 ensinam que os nãos salvos passarão uma “repentina destruição”. Mas os versos 4-11 dizem que os salvos não são destinados para a ira. II Ts. 2:1-7

•v.1 -esta passagem fala sobre o arrebatamento

•v.2 - A Igreja pensava que já havia acontecido o “dia do Senhor”, pelo contexto interpretamos como a tribulação e o reino do Anticristo.

•O Dia do Senhor aguarda a revelação do Anticristo

•A revelação do Anti-cristo aguarda o afastamento daquele que o detém.

•É lógico pensar que aquilo que o detém seja o trabalho do Espírito Santo através da Igreja e que o afastamento seja o arrebatamento.

Concluão na Tese Pré-Tribulacionista:

A aliança de Deus com Abraão é incondicional, porém não foi cumprida no passado e não foi perdida devido a desobediência. Concluímos, então, que a promessa será cumprida na sua totalidade no futuro

 

Lei e Graça


Lei e Graça

 

A palavra Lei no Original

hb. Torah; no gr. Nomos

1= A Finalidade da Lei era revelar o caráter excessível do pecado (Rm 5.20; 7.7; Gl 4.22-28)

2=Revelar a santidade de Deus e sua lei (Lv 20.26; Rm 7.12)

3=Mostrar a impossibilidade do homem por si mesmo cumprir a mesma (Lei), e assim mostrar a necessidade de um salvador e Redentor; Isto é, conduzir-nos a Cristo (Gl 3.24)

2-Cristo, pois, é o fim da Lei;

1=Cristo, pois, é o fim da Lei (Rm 10.4; Rm 3.20;)

A lei é única, todo Pentateuco e o Decálogo chama-se Lei; Portanto há preceitos Morais; Cerimoniais e Civis; que são códigos



Obs: Código moral: Os Dez mandamentos

 Ex: 20.1-17; Dt: 5.6-20

Código da aliança: Ex: 20.22-23.33

Código de Santidade: Lv. 17-26

O Código sacerdotal é o restante do livro de Levítico Lv. 26-27- e o código Dt: 12-26

O mal dos Judeus (e dos legalistas modernos), e que tiveram a lei como meio de salvação.

A lei que os conduzia chegou ao fim da viagem, mas eles permaneceram a bordo.

3-Os fiéis de Deus do Antigo Testamento Foram salvos pela Lei ou pela graça de Deus?

1=Não pela Lei, mas pela Graça (At 15.10,11)

2=A Lei é baseada em obras (Rm 10.5; Gl 3.10;b)

3=A Graça é baseada na fé (Ef 2.8) ver. (At 13.39; Gl 3.12)

4=Em suma a lei diz “Fazei e vivei” (Lv 18.5)

5=A Graça diz “Crede e vivei” (Jo 6.47; Rm 1.17b)

4-JESUS veio cumprir a LEI

1=“No sentido de cumprir seu tipos, profecia, promessas, e, completá-la”.(Mt 5.17)

2=Eu porém vos digo...Como cidadão judeu e exemplar, Ele observou todos os preceitos da Lei, é claro. (Mt 5.22,28,32,39,44)

3=Embora o mandamento fosse santo e bom,

era inadequado, porque não conseguia trazer vida, nem força moral (Rm 3.21; Hb 7.18,19)

5-Os Preceitos moral da LEI é eterna

1=Os Precitos pactual entre Deus e Israel, era transitória, pois além de ter sido quebrado por Israel (Jr 31.32)

2=Foi abolida por Cristo no calvário (Ef 2.15; Cl 2.14-17)

6-O Propósito da Graça

1=Manifesta salvação a todos os homens (Tt 2.11-13)

2=A lei condena o melhor homem (Lu 23.4, 14,15,41)

3=A Graça salva o pior homem (Lc 23.43; 1Tm 1.12-15)

4=A Lei não pode aperfeiçoar coisa alguma (Hb 7.19)

5=Jesus por sua Graça, sim (Cl 2.10)

DIFERENÇAS ENTRE MILÊNIO E ESTADO ETERNO

DIFERENÇAS ENTRE MILÊNIO E ESTADO ETERNO

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•No milênio o reino será de mar a mar (Sl. 72:8; Zac. 9:10),

•No estado eterno não há mar (Ap. 21:1)

•No milênio haverá pessoas não salvas (Is. 11:4; Ap. 20:8-9)

•No estado eterno não haverá (Ap. 21:8)

•No milênio haverá morte (Isa. 11:4; Jer. 31:29-30)

•No estado eterno não haverá morte (Ap. 20:14, 21:4)

•No milênio nascerão crianças (Jer. 30:19-20, Ez. 47:22)

•No estado eterno não nos reproduziremos (Mt. 22:30; I Cor. 15:51-53)