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28/06/2024

A Omição de Dã e Efraim

A OMISSÃO DE DÃ e EFRAIM NAS 12 TRIBOS SELADAS

Apocalipse 7
"Os 144.000 selados" e a Omissão de Dã e Efraim
2. O selo de Deus e os selados (7.2-8).
Nestes versículos está o primeiro grupo de redimidos deste capítulo parentético.
"o selo do Deus vivo" (v. 2).
"até selarmos em suas frontes os servos do nosso Deus"
Versículo (v. 3). Este selo é de proteção, como vemos em Ap. 9.4, "e foi-lhes dito que não causassem dano à erva da terra nem a qualquer coisa verde, nem a árvore alguma, e tão-somente aos homens que não têm o selo de Deus sobre as suas frontes.
 O selo deve ser a inscrição dos nomes de Cristo e do Pai nas frontes desses redimidos como em: (Ap 14.1)."Olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil tendo nas frontes escrito o seu nome e o nome de seu Pai"
Versículo (v. 4)."144.000 selados"
Trata-se de um grupo de judeus, salvos e preservados na terra durante a Grande Tributação para testemunharem de Cristo no lugar da Igreja.

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O grupo está na terra, a qual é mencionada nos versículos 1 e 3.
Certamente é o cumprimento do que está predito em: Isaías 66.19:
"E alguns dos que foram salvos enviarei às nações, a Társis, Pul e Lude que atiram
com arco, a Tubal e Javã, até as terras do mar mais remotas, que jamais ouviram falar de mim, nem viram a minha glória; eles anunciarão entre as nações a minha glória".
A omissão das tribos de Dã e Efraim.
 Entre as doze tribos arroladas em (Ap. 7.5-8) não aparecem Dã e Efraim. Seus nomes aparecem substituídos pelos de José e Levi. E só comparar esta lista com outras congêneres, como Gênesis 29; 30; 49; Deuteronômio 33, etc.
Certamente Dã e Efraim são omitidos por causa de sua idolatria e imoralidade registradas na Bíblia.
Dã, por exemplo, foi a primeira tribo a cair fundo nesses pecados, arrastando multidões na sua esteira.
(Ler Juizes 18.14-20,30,31 e 1 Reis 12.28-30.)
O caso de Juízes 18 é por demais sérios.
Os danitas, cujas proezas são aí relatadas, agem como autênticos ladrões.
Sem quaisquer motivos roubam o ídolo de Mica e ainda subornam o seu moço sacerdote, fazendo assim com que a idolatria, que estava restrita à família de Mica, fosse a religião de sua tribo inteira.
Este foi um procedimento iníquo.
O procedimento de Efraim não foi nada melhor.
(Ler Os 4.17; 7.8; 11.12; 13.2,12.)
Dã e Efraim não sendo selados aqui, passarão pela Grande Tribulação sem a proteção do selo de Deus.
No entanto, na lista das tribos em evidência, durante o Milênio de Cristo na terra, Dã vem em primeiro lugar e logo mais também Efraim (Ez 48.2,6)


Conclusão:
Como se explica isso?
Certamente na conversão de judeus durante a Grande Tribulação, Dã e Efraim não creram a princípio, mas crerão depois, deve ser isso.